sexta-feira, 16 de maio de 2008

Étnico-racial


O UNICEF, no Relatório da Situação da Infância e a Adolescência Brasileira, fazendo uma análise comparativa entre as crianças brancas e negras, aponta que as crianças negras tem duas vezes mais chances de morar em domicílio sem abastecimento de água; duas vezes mais possibilidades de serem pobres; duas vezes mais possibilidade de não freqüentar a escola (7 a 14 anos) e 3 vezes mais possibilidades de não serem alfabetizadas.
É comum ouvirmos falar que no Brasil não existe mais discriminação e preconceito racial. Não ser racista é mais que ter amigos negros e aceitar sua cultura. Ser livre de preconceitos é acreditar que todos devem ter oportunidades iguais, independente de cor, raça, sexo ou etnia.
Espera-se, com o projeto “Educar para a Igualdade Racial” proporcionar uma nova visão sobre a questão racial que possa contribuir para a formação de uma futura geração que perceba e se relacione com as diferenças de uma forma positiva e respeitosa.
A Escola de Ensino Fundamental São Francisco trabalha por uma comunidade escolar e local mais justa, igualitária e humana, onde todos possam conviver respeitando as diferenças e celebrando as semelhanças.
A proposta do projeto consolida-se na perspectiva de que as atividades desenvolvidas sobre as relações raciais sensibilizem a todos sobre suas responsabilidades de cidadão.

Nenhum comentário: